Methodos Consultoria Agronômica e Ambiental

Serviços

ambiental

A avaliação ecológica rápida consiste em pouco tempo realizar o levantamento da diversidade biológica de um local. Esta avaliação é realizada através de uma equipe multidisciplinar.

No levantamento a Fauna e a Flora é estudada e o tempo em média de levantamento é de oito dias, mas podendo chegar a 15 dias.

A Methodos Consultoria Agronômica e Ambiental, possui equipe de consultores especializada neste tipo de levantamento, contanto com Biólogos (Zoólogos e Botânicos), Engenheiro Ambiental, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrônomo, Gestor Ambiental e etc.

Em que situação pode ser usada?

  • Plano de Manejo
  • Levantamentos da Vegetação e Espécies de Plantas
  • Levantamentos de Fauna
  • Avaliação de Ameaças
  • Interferências em áreas ambientais
  • Construção de Barragens ou hidroelétricas

Agrega-se a esta metodologia o Inventário Fotográfico Ambiental!

Cadastro e Atualização Cadastral

Cadastramos ou atualizamos o Cadastro Técnico Federal (IBAMA) de sua empresa, para atendimento a legislação ambiental pertinente.

Toda empresa poluidora ou potencialmente poluidora é obrigada a declarar suas atividades junto ao IBAMA. Esta declaração somente pe possível mediante ao cadastro e ao gerenciamento adequado dos dados. Nossa empresa oferece de forma eficiente este serviço, permitindo a sua empresa ser altuada e multada, caso ocorra uma fiscalização do IBAMA.

O Cadatro Técnico Federal é um pré-requisito para o licenciamento ambiental, seja municipal ou estadual e principalmente federal.

Gerenciamento do CTF

  • Emissão dos boletos trimestralmente
  • Verificação da situação do Cadastro Técnico Federal da empresa
  • Emissão do Cadastro de Regularidade periodicamente
  • Emissão do comprovante de inscrição junto ao CTF
  • Preenchimento do Relatório Anual - Lei 10.165/2010

Legislação

O Cadastro Técnico Federal é obrigatório para pessoas físicas e jurídicas que exercem Atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais (CTF/APP) e/ou Atividades e instrumentos de defesa ambiental (CTF/AIDA).

O registro no Cadastro Técnico Federal é obrigatório para acessar qualquer serviço do Ibama.

Abertura de processo junto ao órgão comeptente

Cuidamos de da obtenção de toda documentação necessária, para a abertura do procesos junto ao órgao competente. Fazemos a abertura e acompanhamos o processo até sua finalização.

Tipos de materiais utilizados na demarcação

  • Marco de concreto;
  • Marco de eucalipto tratado;
  • Marco com base de concreto ou cimento e placas informativas;
  • Cerca viva – alinhamento de uma mesma espécie nativa;
  • Passarela suspensa em madeira, com espaçamento mínimo entre as ripas de 5 cm, que permita a penetração da luz;
  • Ciclovia com pista permeável, permitindo a drenagem das águas pluviais.

O que é?

Inventário Fotográfico Ambiental é o levantamento dos aspectos ambientais de uma determinada área, que inclui, os animais, vegetais, aspectos humano, social, cultural estrutural, e etc, objetivando retratar a realizada ambiental de uma área num dado momenoto ou numa série histórica, retratando assim a realidade. Esse serviço é realizado em locais (Parques, Reservas, Cidades, Projetos socioambientais) que necessitem do conhecimento ambiental atual e futuro para sanar problemas ambientais junto aos órgãos ambientais.

Equipe

Nossa equipe é formada por profissionais da área ambiental que ao longo da sua vida profissional se aprimorou nas técnicas de fotografia, o que permite uma visão mais apurada das imagens a serem capturadas.

Prestação de Serviço

Nossa equipe antes de realizar o inventário, reúne-se previamente para planejar de forma precisa a realização do levantamento. Além das fotos a serem capturadas o serviço conta com um relatório acompanhada da respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), conferindo assim maior validade técnica ao documento gerado.

Conheça o Projeto Exped

O projeto Exped (Expedição Científica) é parte da Methodos Consultoria Agronôminca e Ambiental. Nós fomentamos a pesquisa realizada pela equipe do projeto.
Acesso o site do projeto para conhecer as fotos e todo o trabalho da equipe. Acesse o site do projeto

Como Atuamos

Cuidamos de toda a documentação para que sua empresa possa dar entrada no processo de licenciamento ambiental, seja junto a prefeituras (Secretaria de Meio Ambiente), INEA ou IBAMA.

Atuamos não apenas na abertura do processo, mas principalmente na construção deste, através de projetos ambientais, tais como: outorga de recursos hídricos, projetos de estação de tratamento, Cadastro técnico federal, dentre outros instrumentos necessário ao processo.

Atendimento a Notificações

Temos uma equipe especializada em atendimento a notificações de orgãos ambientais. Está com algum problema com o INEA ou IBAMA, entre em contato para que possamos ajudar seu empreendimento a regularizar-se.

Nossa equipe está prepara da para atender às notificações do INEA dentro do prazo estipulado ou solicitando prorrogação de igual período.

Metodologia e Equipamentos

Nosso serviço de medição de ruídos externos baseia-se nas normas NBR 10151 e NBR 10152. Nosso aparelhos possuem certificado de calibração e possuem calibração realizada a cada período de 6 meses.

Equipamentos

Decibelímetro com Data Logger ITDEC-4010

O que é Outorga?

A outorga é o ato administrativo de autorização mediante o qual o órgão gestor de recursos hídricos faculta ao outorgado o direito de uso dos recursos hídricos, superficiais ou subterrâneos, por prazo determinado, nos termos e nas condições expressas no respectivo ato. Seu objetivo é assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos.

A outorga para fins industriais somente será concedida se a captação em cursos de água se fizer a jusante do ponto de lançamento dos efluentes líquidos da própria instalação, na forma da Constituição Estadual, em seu artigo 261, parágrafo 4º . (Lei Estadual nº 3.239, artigo 22, parágrafo 2º).

Realizamos o serviço completo para sua outorga

Estão sujeitos à outorga os seguintes usos de Recursos Hídricos:

  • Teste de bombeamento (Poços);
  • Medição de volume de água;
  • Relatório Geológico e Hidrogeológico (contendo índice, citações e referências bibliográficas) (poço);
  • Levantamento das coordenadas Geográficas ou UTM do local de tamponamento (poço);
  • Elaboração da documentação necessária para o procedimento de outorga junto ao órgão competente (INEA, IBAMA, etc.);
  • Auxílio na adequação do uso do recurso as normas do órgão licencador;
  • Auxílio na seleção de laboratório para realização de Análises Físico-Química e Bacteriológica, caso seja necessário;
  • Gestão do processo e entrada junto ao órgão licenciador.

O que é?

A Avaliação de Passivo Ambiental trata-se de um instrumento técnico que objetiva determinar se há riscos e contaminação de algum componente ambiental, por substâncias consideradas ou nocivas ao meio ambiente e a saúde humana e animal em um determinado local ou área.

Esta avaliação é constituida de fases definidas e técnicas que são determinadas "ABNT/NBR 15.515 – Passivo Ambiental em Solo e Água Subterrânea".

Atividades que precisam do PGRS

O Artigo 20 da Lei Federal 12.305/2010 tipifica as características básicas das empresas obrigadas a implementar o PGRS. Na listagem da lei é possível verificar que quase todos os órgão públicos nas esferas municipal, estadual e federal tem obrigação não só a elaborar e aplicar, mas de publicar os planos de gerenciamento de resíduos (exceto órgãos sem geração significativa, como escritórios de software e afins).

Nessa mesma lei o artigo 20, define que todas as empresas geradoras de qualquer tipo de resíduo relacionado às áreas de saneamento urbano, resíduos domésticos, hospitalares, materiais químicos ou periculosos tem a obrigação legal de elaborar um plano de gerenciamento de resíduos.

A mesma lei determina que indústrias de todo porte e empresas ligadas à atividade mineradora devem elabora e possuir um PRGS.

Existem ainda, outras atividades que obrigatoriamente devem elaborar o PGRS. São as empresas ligadas ao setor agrosilvopastoril (agropecuária e florestal). Este setor da economia é compreendido pelas áreas de agricultura, pecuária, florestal e inorgânica (fertilizantes e agrotóxicos).

Atividades que precisam do PGRSS

I- as que exerçam serviços de atendimento à saúde humana ou animal;
II- as que exerçam serviços de assistência de saúde domiciliar;
III- laboratórios analíticos de produtos de saúde;
IV- necrotérios, funerárias e serviços de embalsamento;
V- medicina legal;
VI- drogarias e farmácias;
VII- estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde;
VIII- centros de controle de zoonose;
IX- distribuidores e importadores de produtos farmacêuticos;
X - distribuidores e produtores de material para diagnóstico in vitro;
XI- unidades móveis de atendimento à saúde;
XII - serviço de acupuntura.

Documentação

Nossa equipe está preparada para melhor atendê-lo, gerantindo geração de toda a documentação necessária para regularização de sua clínica ou laboratório ou empreeendimento, que necessite do PGRRS.
Temos parceria como empresas transportadora de Resíduos de Serviço de Saude (RSS), assim como possibilitamos o destino correto destes.
Além de toda a documentação, fazemos o licenciamento ambiental de seu empreendimento. Facilitando assim todo o funcionamento e legalização junto aos órgãos competentes.

O que é o ProGeA (Programa de Gestão Ambiental)?

A gestão ambiental é o conjunto de ações destinado a regular o uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, e a avaliar a conformidade da situação corrente com os princípios doutrinários estabelecidos pela política ambiental.

A Methodos Consultoria Ambiental oferece este novo produto serviço, aprimorando ainda mais o atendimento e compromisso com nossos clientes.

  • Reduzir custos através de um programa, que tem sua base no Sistema de Gestão Ambiental;
  • Propiciar às empresas um serviço na forma de programa, para minimizar os impactos ambientais e inserindo-a no processo de responsabilidade sócio-ambiental;
  • Preparar a empresa para a implantação futura da ISO 14001 ou cumprimento de não-conformidades;
  • Adequação a legislação ambiental vigente, municipal, estadual e federal;
  • Implantação de sistema voluntário de Gestão Ambiental.

Necessitando de implantar o Programa de Gestão Ambiental? Conheça mais sobre o ProGeA.

Nossos Projetos

Desenvolvemos projetos ambientais sob medidas para sua empresa, para atendimento a legislação ambiental na fase de implantação do empreendimento ou para atendimento a exigências ambientais do órgão Municipal, Estadual ou Federal.

Atendimento a projetos emergenciais para atendimnto a legislação, auto de constatação ou cumprimento de TAC junto ao Ministério Público Municipal, Estadual ou Federal.

Através de nossa equipe especializada, podemos oferecer a você todo o apoio, para o atendimento a exigências ambientais, trabalhamos em projetos de risco, permitindo o atendimento emergencial a nossos clientes , evitando desta forma novas penalidades impostas pela legislação vigente.

Projetos Oferecidos
  • Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes
  • Projeto de Reflorestamento
  • Plano de Recuperação de Área Degradada
  • Outorga de Recursos Hídricos (poço e superficial)
  • Projeto de cabines de pintura
  • Projeto de Reuso de água
  • Termos de Ajustamento de Conduta (TAC)
  • Outros projetos sob demanda

O que é?

Os reflorestamentos das áreas de preservação permanente - APP's são imprescindíveis para a proteção dos cursos hídricos, devido a sua importância para a migração da fauna, fonte de alimentos para a ictiofauna; banco de germoplasma, além de facilitar a infiltração de água no solo, principalmente nas zonas de ravinas das bacias e nos divisores de águas e proteção das margens contra processos erosivos.¹

Objetivos do Reflorestamento

  • Recuperação de áreas impactadas
  • Revegetação de áreas desmatadas
  • Atendimento à exigências legais
  • Cumprimento de medida compensatória
  • Geração de Crédito de Carbono
  • Dentre outros

O que é?

A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.
O Brasil possui cerca de 30 milhões de hectares de áreas de pastagens em algum estágio de degradação, com baixíssima produtividade para o alimento animal.

Prestação de Serviços

Nossa equipe tem Engenheiros Ambientais e Agrônomos com experiência em Projeto de RAD e ainda conta como consultores externos de Universidades Particulares assim como da EMBRAPA, para melhor atender a sua necessidade.

Voltar para topo